Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul?
- INEES
- 25 de mai. de 2024
- 3 min de leitura
Veja instituições e locais que recebem doações em dinheiro e em produtos de primeira necessidade, como alimentação e limpeza
ENCHENTES NO RIO GRANDE DO SUL POR LÍVIA VENAGLIA Jornalista da IF

Chuvas no Rio Grande do Sul – Foto: Agência Brasil
O Estado do Rio Grande do Sul enfrenta enchentes após dias de fortes chuvas. De acordo com a Defesa Civil, são 90 mortes confirmadas, 131 desaparecidos, 362 feridos e um total de 204 mil pessoas fora de suas casas. Ao todo, estima-se que mais de 1,36 milhão de pessoas tenham sido afetadas. Por isso, a Inteligência Financeira te ajuda a saber como doar para o Rio Grande do Sul.
Nos últimos dias, diversas empresas, entidades e órgãos oficiais, aliás, se dispuseram a organizar coletas de recursos e produtos para serem distribuídos aos afetados pela tragédia ambiental. Além disso, um exemplo é o dos Correios, que organiza coleta de doações nas agências de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Distrito Federal e Rio de Janeiro.
Há, nas redes sociais, contudo, diversas iniciativas de arrecadação de recursos. Importante sempre observar as entidades que organizam as arrecadações e fazer a conferência do destinatário no momento de efetuar a transferência.
Em razão das enchentes, as declarações do Imposto de Renda 2024 foram adiadas para os moradores das cidades afetadas. Nessas localidades, o novo prazo final é no dia 31 de agosto.
Como doar para o Rio Grande do Sul
Correios
Os Correios recebem doações para o Rio Grande do Sul em agências de sete estados (SP, PR, SC, BA, MG, PE e RJ) e no Distrito Federal. Assim, são aceitas doações de alimentos da cesta básica, produtos de higiene básica, material de limpeza seco, itens de cama, mesa e banho e de rações para pets.
Para Quem Doar
Trata-se de uma iniciativa da organização Benfeitoria em parceria com a TV Globo. O objetivo é selecionar instituições confiáveis e efetivas em ações sociais e facilitar as doações por meio da tecnologia.
o caso das enchentes no Rio Grande do Sul, estão sendo intermediadas doações para Ação da Cidadania, ADRA, Central Única das Favelas (Cufa), Governo do RS, Grupo de Resposta a Animais em Desastre (Grad), Movimento União BR. Há ainda a possibilidade de dividir o valor entre todas as instituições.
Para saber como doar para o Rio Grande do Sul acesse o site ParaQuemDoar.com.br.
Central Única das Favelas (Cufa)
A Central Única das Favelas (Cufa) está recebendo doações, inclusive de fora do país, para prestar assistência aos afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul. A Cufa, aliás, recebe contribuições através da chave Pix doacoes@cufa.org.br. Para quem mora fora do Brasil, é
possível contribuir via PayPal, pela conta doacoespaypal@cufa.org.br.
Movimento União BR
A instituição tem experiência de atuação em campanhas emergenciais e catástrofes. Assim, o movimento está recebendo doações através da chave Pix doe@movimentouniaobr.com.br. A conta está em nome do Instituto Conexão Solidária. Governo do Rio Grande do Sul
O governo do estado reativou o canal SOS Rio Grande do Sul, que está recebendo doações. A chave Pix é o CNPJ 92.958.800/0001-38.
De acordo com o governo gaúcho, “com o canal oficial de doações, o governo centraliza a ajuda financeira, fornece segurança ao doador e amplia a transparência da alocação do dinheiro, uma vez que a movimentação dos recursos passará por auditoria e fiscalização do poder público”.
No entanto, se você busca saber como doar para o Rio Grande do Sul, é importante frisar que é indispensável se assegurar que o nome do recebedor seja “SOS Rio Grande do Sul”, em uma conta do banco Banrisul. Banco do Brasil
O Banco do Brasil está recebendo doações através da chave Pix pix.enchentesrs@fbb.org.br ou de transferência para a conta 51.000-9, da agência 1607-1. A instituição anunciou que já arrecadou R$ 5 milhões e que os valores estão sendo usados para aquisição de alimentos, água potável, kits de higiene e limpeza, bens e utensílios.
Grupo de Resposta a Animais em Desastres (Grad)
O Grupo de Resposta a Animais em Desastres (Grad) atua na área das enchentes buscando resgatar e tratar animais. As doações podem ser feitas pelo site doe.gradbrasil.org e pela chave Pix 54.465.282/0001-21.
Ação da Cidadania
O grupo Ação da Cidadania está atuando também no Rio Grande do Sul em assistência às vítimas das enchentes. A chave Pix para doação é sos@acaodacidadania.com.br
Rede Cozinhas Solidárias
A rede Cozinhas Solidárias, do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), está produzindo marmitas para atender a população afetada. De acordo com a entidade, estão sendo produzidas mais de 2 mil marmitas por dia para suprir a demanda. As doações acontecem através do pix enchentes@apoia.se ou pela plataforma Apoie-se.
Conselho Indigenista Missionário (Cimi)
O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) está atuando em defesa das comunidades indígenas da região afetada. A entidade recebe doações pela chave Pix 566601e8-72b1-4258-a354-aa9a510445d1 ou pelos dados bancários abaixo:
Banco do Brasil Cimi Regional Sul 0321-2128891-1 Leia a materia completa em: https://inteligenciafinanceira.com.br/mercado-financeiro/como-doar-rio-grande-do-sul/
Comentários